logoead

Prof. Kleber C. Mundim

Cursos Abertos (Direitos Autorais)

Acesso aos Cursos de Física, Química e Química Quântica

NOSSOS OBJETIVOS

O uso da informática no mundo moderno revolucionou os meios de comunicação. Alterou as percepções de distância e tempo das pessoas, proporcionando uma nova maneira de obter e transmitir a informação e o conhecimento científico e tecnológico. A passividade dos indivíduos ao terem seus lares invadidos diariamente pelo conjunto de informações, veiculadas nos canais de rádio e televisão, foi substituída pela curiosidade com possibilidade de escolha, dentre a gama de assuntos que passaram a circular pela Internet. A utilização de computadores pessoais, com acesso as redes internacionais, passaram a ser um recurso poderoso e inevitável de busca da informação e formação das pessoas. Os recursos de multimídia possibilitaram aos usuários conhecer, analisar, criticar e alterar conteúdos, dando respostas e realimentando bancos de dados com velocidades impensáveis há poucas décadas atrás. Frente a essas premissas, cumpre aos educadores oferecer e preparar os estudantes para a utilização dessa ferramenta, assim como, adequar seus cursos de formação profissional e essa nova realidade. Tendo em vista esses objetivos, apresentamos um projeto piloto de cursos de Física e Química Geral Virtual oferecido aos Professores e Alunos do Terceiro Grau, Ensino Médio e Vestibular. Os temas são apresentados em aulas interativas, as quais, podem ser acessadas através da Internet. A simulação de experimentos virtuais propostos, tendo em vista a comprovação e, ou, a determinação dos fenômenos e propriedades em estudo, estimulam a compreensão e raciocínio das questões propostas, levando os estudantes a justificativas coerentes e conclusões adequadas do assunto. O texto é resultado de nossa experiência em ministrar a disciplina de Física e Química Básica em Universidades Federais. As notas de curso e observações, serviram como base para o presente trabalho. Seu conteúdo programático corresponde aos cursos de Física e Química Geral Básica ministrada nas Escolas Brasileiras. Certamente, como propomos um curso interativo, estamos sujeitos a revisões dinâmicas não só de textos como de situações gerais no processo de simulação. Nesse sentido quaisquer sugestões serão sempre bem-vindas.

Prof. Kleber Mundim